Bolo salgado de tomate

Há algum tempo o meu marido disse-me que o blog fez de mim uma pessoa mais sociável. Eu acho que sempre fui, mas daí a falar com um desconhecido na rua vai muito. Mas e se essa pessoa for minha seguidora no Instagram? Souber dos meus gostos, dos restaurantes onde frequento, dos livros que compro e etc... É meio caminho andado para ficar numa conversa durante algum tempo. Ter um blog é um bocado individualista, escreves o que queres, como queres, fotografas o que bem te apetece e partilhas apenas o que te faz sentir bem. Confesso que o meu marido até tem uma certa razão, conhecer pessoas através do blogue é muito fácil, sejam elas outras bloggers com os mesmo gostos que nós ou leitores que se metem connosco. Mas fazer dessas pessoas nossas amigas vai muito!

A palavra amigo para mim é muito forte, costumo dizer que tenho muitos conhecidos e poucos amigos. Tão poucos que provavelmente não enchem as minhas duas mãos! Amigos para mim são aqueles que, apesar de não os vermos todas as semanas ou irmos de férias com eles, estão sempre lá. Sempre lá para nos dar uma palavra de conforto ou simplesmente dizer ganha juízo pá! Ou aqueles amigos do tempo da escola que por vezes não falamos durante anos, mas que sabemos que se os encontrarmos amanhã vai ser tudo igual e vamos rir que nem uns perdidos como fazíamos no passado. Isso para mim é um amigo, alguém que não se esquece de nós, que nos chama à razão ou até nos manda à m&rd@ volta e meia. 

Será que os conseguimos ter online? A minha resposta é sim eu tenho duas, que vivem a kilómetros de distância, que têm a vida delas e eu a minha, que muito provavelmente só nos conseguimos ver uma vez por ano porque a vida não dá para mais, mas que estão ali, ao virar de um "click", com uma palavra amiga e uma gargalhada virtual que sabe sempre tão bem.

E hoje a minha amiga Maria João Clavel lança um livro, um livro que é tão ela e que eu tive o prazer de acompanhar com muita felicidade. Nunca duvidei que isto fosse acontecer, sempre foi o seu sonho e se há coisas que ela faz bem é realizar sonhos, já fez com que eu realizasse um em tempos, lembram-se? É uma lutadora, uma mãe exemplar, uma pessoa que não baixa as mãos para nada, que não tem papas na língua - não fosse ela uma mulher do norte! Estou muito feliz que este livro tenha saído, estou muito feliz que ela tenha dado tudo e que eu o tenha finalmente nas mãos.

Hoje trago uma receita escolhida por ela, do meu ingrediente preferido dos 12 que estão no livro, um bolo salgado de tomate cheio de sabor e óptimo para festejar a amizade. Vá e desculpem a lamechice, mas ela até paga bem para eu dizer estas coisas :) Comprem o livro que é lindo!

Nota: Post patrocinado pela amizade! 

Naida, caso queiras parceria eu para a semana posso falar de ti e de Pardilhó, tens é de pagar bem mais :)




. Receita para 4 a 6 pessoas .

Ingredientes
4 ovos
200 ml de azeite virgem extra
300 ml de leite
250 g de farinha de trigo integral
250 g de farinha de trigo
2 colher de chá de fermento em pó
sal q.b.
Pimenta-preta q.b.
1 colher de chá de caril (usei deste)
1 colher de sopa de pasta de pimentão
1 cebola roxa
1 chávena de tomate seco
1 chávena de tomates-cereja
1/2  chávena de azeitonas pretas sem caroço
2 colheres de sopa manjericão (usei 1 colher de sopa de oregãos)

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Coloque os ovos, o azeite e o leite numa taça e misture tudo. Adicione as farinhas, o fermento, o sal, a pimenta e o caril e misture.

Adicione a pasta de pimentão, a cebola, os tomates, as azeitonas e os oregãos e envolta tudo. Coloque numa forma untada com azeite e leve ao forno durante cerca de 30 minutos.





5 comentários:

  1. Eheh! :) O que eu já me ri com o teu post. Aquela frase para a Nada está demais.
    Aim, a Clavel é meso um ser humano cheio de garra, cheia de ambições, que não tem medo de arregaçar as mangas e ir à luta e com muito bom gosto por tudo o que faz. O livro está mesmo lindo e muito inspirador, com receitas originais e que apetece mesmo fazer. E este bolo de tomate que também anotei para fazer é uma delas. O teu ficou lindo!
    Quanto ás amizades online, sim, é mesmo possível acontecer e por vezes descobrimos pessoas incríveis.
    Um grande beijinho e tenho saudades tuas. ;)

    ResponderEliminar
  2. Tem tão bom aspeto este bolo!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. O livro está tão apetitoso, que apetece mesmo pôr já as mãos na massa! O teu bolo ficou igualmente lindo, Sandra. Somos umas sortudas por ter pessoas como a Maria João Clavel por perto ;) E também adorei o texto!
    Beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
  4. Que post lindo Sandra.
    Adoro os teus posts lamechas, eheheh!!
    Um verdadeiro hino à amizade este post e olha, nem sempre, mas sim, acho que é possivel conhecer pessoas fabulosas online.
    Eu conheci-te a ti e acho que és, sinceramente!! uma pessoa fantástica!!
    Quanto ao bolo, acredito que seja uma delícia, pois já fiz alguns parecidos e sei que ficam uma delícia.
    Adoro essa forma que é o modelo que mais usei até hoje. Ao ponto de o meu filho dizer "estás sempre a usar essa forma...",lol...
    Beijinhos e boa semana,
    Lia

    ResponderEliminar
  5. Meu amor, como sabes estes dias têm sido a maior das loucuras. Com um dissabor horrível, que ainda estou em ressaca e, provavelmente, ficarei assim até ao final da minha vida. :(
    Mas, ao mesmo tempo a minha vida está carregada de coisas maravilhosas e a nossa amizade é, definitivamente, uma delas. Este teu post fez-me chorar, chorar de alegria. Adoro-te. Obrigada por tudo.

    ResponderEliminar