Salada de cotovelos com acelgas e morangos



Sempre adorei comer fruta juntamente com o prato principal, lembro-me que antigamente raramente se via, depois apareceram os rodízios e as receitas mais tropicais vindas do Brasil e começamos a ver com muita frequência o uso da fruta desta maneira. Ainda me lembro da primeira vez que fui com os meus pais, comer a um restaurante onde nos serviram uma tábua de picanha com o acompanhamento habitual e ainda uma travessa extra de fruta laminada. Tal fez com que o meu pai disse-se, sendo assim, já não pedimos sobremesa!

Os últimos morangos biológicos da Quinta do Arneiro, chegaram cá a casa, para além de uma limonada e alguns comidos ao natural, os mais maduros acabaram por ficar para esta receita. Basicamente só os laminei e borrifei vinagre balsâmico, parece mentira, mas já quase não consigo comer morangos sem lhes juntar vinagre balsâmico, sabe tão bem.

Depois juntei as acelgas, confesso que não sou amiga de couve em rama. As acelgas sempre foram algo que vi muito poucas vezes à venda, e quando as via, o preço nunca me agradou. Mas lá veio no primeiro cabaz da quinta, só para provar - sempre sem grande expectativa. Confesso que me surpreenderam, talvez por as ter salteado, ou pelo sabor adocicado que o licor de Cassis lhes deu, certamente não foi pelas cores. Senão já as tinha provado alguns anos atrás, pois são bem bonitas.

Gostei e recomendo bastante a provarem estas meninas. Esta saladinha chama o verão, acompanhou-me num jantar com o marido e no outro dia até ao trabalho na minha marmita, escusado será mentir que para ele tive de fazer um bife de peru, homens!



. Receita para 3 pessoas .

Ingredientes:
200g de acelgas
250g de cotovelos
1/2 cebola grande para picar
2 colher de sopa de licor de Cassis
3 colheres de sopa de alho aromático (em rama)
3 colheres de sopa de azeite
flor de sal q.b.
5 morangos pequenos
vinagre balsâmico

Comece por cozer os cotovelos em água, com sal, um fio de azeite e 2 talos de tomilho limão, depois de escorrida, adicione 1 colher de sopa de azeite, mexa até este se incorporar e reserve.

Numa wok bem quente, adicione o azeite e a cebola picada. Salteie ligeiramente e junte as acelgas cortadas a gosto e 1 colher de sopa do alho. Adicione o sal, deixe cozinhar lentamente ou coloque uma tampa para ser mais rápido. No meio da cozedura adicione a colher do licor, deixe o álcool evaporar e cozinhe mais um pouco.


Depois de cozida, junte os cotovelos e com o lume apagado mexa bem até absorver o "docinho" das acelgas e adicione o restante alho aromático picado.

Coloque numa travessa, juntamente com os morangos laminados e uma borrifadela de vinagre balsâmico por cima dos morangos.

Coma ainda morno.


8 comentários:

  1. Eu adoro acelgas e costumo comprar no Celeiro, não acho caras e quando apanho das 3 cores é uma delícia. estes morangos têm um aspecto maravilhoso.

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de fruta no prato principal, para tal a isso fui habituado ;)
    Acelgas também, só nunca me lembrei de as juntar numa massa.. está com aspecto muito bom :)

    ResponderEliminar
  3. Nunca provei acelgas e fiquei curiosa com o sabor,...que rica refeição,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  4. Bem... o que dizer? Adoro tudo nesta salada! Fresca, bonita e vibrante repleta de sabores fantásticos. E biológico? Vendido!!
    Grande beijinho

    ResponderEliminar
  5. Adoro usar fruta no prato principal mas nunca usei morangos. Por norma utilizo laranja, pêra, maça, manga e kiwi... Bela e colorida escolha.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/07/carbonara-com-crocante-de-linguica.html

    ResponderEliminar
  6. Ficou glamorosa! Aliás como tudo o que por aqui se publica.
    Beijinho

    http://postigodosmeusdoces.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Que gira. Ficou super apetitosa.
    Bjinhos :)
    Bimby & Sabores da vida

    ResponderEliminar
  8. Olha que espectáculo. Eu que andei a pesquisar mil e uma receitas de morango esta fica no meu registo como das mais incríveis. Já a tenho guardada há imenso tempo, mas como sou uma amiga desnaturada ainda não cá tinha vindo comentar.

    ResponderEliminar