Especiaria para paella e não só


Quando alguém vem a minha casa pela primeira vez, pergunta sempre a mesma coisa. Usas estas especiarias todas? Eu respondo, sim uso. Uso algumas só para determinados pratos, outras em misturas, mas de uma coisa é certa, acabo sempre por as usar. Não consigo ter coisas guardadas em casa que não goste ou use, isto acontece em tudo, odeio acumular tralha desnecessária. Eu sei que isto vindo de uma mulher pode parecer estranho, mas é a pura verdade. 

Há dias alguém me perguntou se eu usava a especiaria que colocam na paella. Apesar de raramente fazer paella, uso! Compro uma mistura óptima em Sevilla, que adoro :) Mas hoje trago uma que fiz em substituição, porque a de Sevilla já estava no fim. Esta mistura é um exemplo disso mesmo, uso-a em vários pratos, desde batatas, arroz, carnes, peixes, molhos e muito mais. 

Se a quiserem fazer, têm de ter em conta que vai dar uma cor alaranjada aos alimentos, um pouco à semelhança da especiaria usada na paella.

O conselho que eu dou quando ofereço uma especiaria a alguém, é para a usarem onde gostarem. Não se limitem a usar o caril só para fazer caril, inventem, criem! Ok, pode correr mal! Mas se assim for, na semana a seguinte mudam de estratégia.

Falando desta especiaria, adoro o toque que o louro dá à comida e acho que a paprika doce, dá um sabor meio fumado fantástico aos pratos. Se quiserem partir desta base, podem misturar outras especiarias que gostem, arrisquem!

Eu por exemplo, aquelas misturas já pré-feitas como garam masala ou caril, não as consigo comer. Levam sempre cominho ou cravinho, e infelizmente não suporto o cheiro nem o sabor destas duas especiarias. Essa foi a grande razão pela qual comecei a criar as minhas misturas, porque as de compra acabavam sempre por ir para o lixo. Agora consigo comer um caril ou usar garam masala à minha maneira e sem ficar mal disposta. Acreditem que estas experiências fizeram-me aprender e pesquisar muito sobre este mundo infinito das especiarias, que agora tanto me fascina.

Deixo-vos a minha nova experiência, para a semana mostrarei uma receita onde a usei para verem o resultado.

Boa semana!

Ingredientes: (15cl)
1 noz moscada
2 colheres de sopa de manjerona
2 colheres de sopa de ervas de provence
2 colheres de sopa de coentros em pó
2 colheres de sopa de paprika doce
4 colheres de sopa de açafrão das Índias
4 folhas de louro seco

Com uma faca pique o mais pequeno que conseguir as folhas de louro, rale a noz moscada e misture com as restantes especiarias num almofariz. Moa tudo muito bem durante uns minutos e sentirá um aroma fantástico. Guarde num frasquinho bem fechado e use quando bem lhe apetecer.

Eu como ando viciada é capaz de ser bem umas 3 vezes por semana.

9 comentários:

  1. Estou perfeitamente "in love" por esta receita e pelas imagens com que nos brindas. Aprendo sempre tanto contigo. Um dia hei-de conseguir ter as minhas especiarias assim, todas organizadas. Um beijão enorme. Adoro cada vez mais o teu blogue.

    ResponderEliminar
  2. Vou experimentar...e adoro as fotografias! como sempre :)
    http://douradorosa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Então és tu e eu (e a nossa colecção de especiarias - será que podemos trocar "cromos"?): também me perguntam se as uso todas e a resposta é sempre sim. Não é todos os dias, mas a verdade é que uso tudo :)

    ResponderEliminar
  4. - As fotos que tens no teu blog são magnificas. A forma como ilustras as tuas receitas são únicas! Gostava de um dia conseguir algo assim!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. Que maravilhosa combinação de especiarias! Tenho imensas em casa e, sim, uso-as quase todas.

    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook



    ResponderEliminar
  6. Já somos duas que adoram especiarias.Tenho uma gaveta só delas, um expositor, e ainda uma prateleira pequena com as que uso mais.
    A meu ver o uso das especiarias podem ser a diferença num prato e pode muitas vezes elevar um prato comum a um outro nível.
    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  7. Adorei este post! Aos poucos também me vou aventurando nas especiarias e vou conhecendo coisas novas nesse mundo, muitas delas aprendo aqui no teu blog. E que bem sabe sempre vir aqui e deleitar-me com as tuas impressionates imagens. Quando fazes uma exposição com elas?! lol
    Beijinho. ;)

    ResponderEliminar
  8. Uma sugestão excelente! Adoro especiarias, tal como o sal, para mim as especiarias são vida e dão vida ao pratos!! Adorei os registos!!! Very niceeee!!!!

    ResponderEliminar
  9. Eu também sou apaixonada por especiarias. Adoro as cores, os aromas que emanam e não sendo aventureira como tu, no que toca a misturas, acho mesmo que tens um talento natural para essas combinações, adoro usá-las em montes de receitas e olha que até já fiz lasanha usando o caril da marmita e foi a mais apreciada cá em casa, pois já a repeti 3 vezes!!
    Beijos,
    Lia

    ResponderEliminar