Espaguete com manjericão roxo e alcaparras

    
Este mês é o mês que menos faço, normalmente tiro sempre férias e férias para mim é sinal de que vou estar um pouco ausente da minha cozinha, mas ao mesmo tempo, vou descobrir novos ingredientes e provar coisas bem boas que não tenho hábito como durante o ano. 

Por isso, aqui vai uma receita super simples, que para quem como eu, vai tentar "escapar" o máximo tempo possível da cozinha durante o mês de agosto.

As vezes noto que se complica demais na cozinha, até eu o faço, uso uma data de ingredientes para fazer um prato que pensando bem até ia lá com 2 ou três. Esta massa é um bom exemplo do que falo, uma massa simples que com poucos ingredientes ficou fantástica.


Ingredientes: 2 pessoas
125g de espaguete
3 dentes de alho
5 alcaparras
3 talos de manjericão roxo fresco
1 fio de azeite
sal
pimenta
parmesão ralado

Comece por cozer a massa com um fio de azeite, 5 folhas de manjericão e sal.

Enquanto a massa coze, pique 3 dentes de alho e coloque juntamente com as as 5 restantes folhas do manjericão (eu fui buscar as restantes 5 à massa da cozedura) e juntei todas, num almofariz com 1 fio de azeite e pique até ficar uma pasta homogénea.



Desligue a massa quando estiver al dente, escorra (guarde um pouco da água da cozedura), ligue uma wok com a pasta do manjericão e alho, mais um fio de azeite e as alcaparras, deixe saltear um pouco e adicione a massa. Saltei novamente, coloque 2 a 3 colheres de sopa da água da cozedura e desligue quando a massa absorver o sabor do manjericão.


Retire do lume, adicione parmesão ralado e mais umas folhas de manjericão.  


Que passem todos um óptimo mês de agosto.

6 comentários:

  1. Por cá trabalha-se, não é como umas e outras que foram degustar as itálias da vida. Pois é. Mas em setembro eu vingo-me :p
    Vou experimentar esta tua massinha sem qualquer dúvida. E sim, hoje em dia eu sou toda a favor do simplificar :)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo6.8.14

    Gosto muito deste gênero de receitas simples :)

    ResponderEliminar
  3. Querida Marmita,

    não sei por onde começar... se fico a salivar com as fotos ou com a deliciosa massinha que nos tens para mostrar :)
    Linda. Adoro a cor vibrante do manjericão roxo.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Marmitinha, que bela pasta esta :) sou apaixonada por pastas e tudo o que é italiano. Não conhecia o manjericão roxo, só tu me fazes descobrir estas coisas :)
    Adorei o tom azulado das fotos, o prato é lindo e a pasta está irresistível!
    Aproveita ao máximo as férias. Bjinhoos

    ResponderEliminar
  5. Sou super fã destes blogs de culinária, não conhecia nenhum em português! As fotos estão muito boas mesmo! Vou ler o teu blog com atenção :)

    ResponderEliminar
  6. Acho que já te disse que se tivesse de viver só de um tipo de cozinha, seria a italiana e por isso, adoro massa!!
    Bjs e sim, descompliquemos :))
    Lia.

    ResponderEliminar