Tapas e um Convite para jantar

É com muito prazer que sou a anfitriã da 9ª edição do Convite para jantar da nossa Anasbageri. Finalmente chegou a minha vez de lançar um novo tema, depois dos reis e rainhas da Alice.

Pois bem, o desafio é o seguinte:

Convidem uma cidade/país que vos toque no coração. Pode ser onde nasceram, onde vivem actualmente, onde passam as férias de verão, onde têm família, onde sonham um dia ir, onde foram e não conseguem esquecer... Aquela cidade/país que adoram trazer vezes sem conta à vossa cozinha, para matar as saudades ou, simplesmente porque gostam de cozinhar a sua gastronomia a senti-la mais perto. Convidem a cidade/país do vosso CORAÇÃO.

Costumo dizer muitas vezes que quem gosta de cozinhar pode viajar vezes sem conta sem sair de casa. Com aquela especiaria especial e com o ingrediente certo em segundos estamos na Ásia, no dia seguinte em África e podemos acabar a semana de volta à Europa. É uma maneira de poupar uns trocos e por outro lado de saborear o melhor que o mundo tem para nos dar. Assim que comecei a participar neste desafio pensava sempre, porque será que ninguém escolhe uma cidade ou país como tema? Sei que não é exactamente uma "pessoa", talvez não faça sentido, mas se já convidámos um cartoon e até mesmo um aristocrata para lá de morto, porque não uma cidade ou país? Foi então que decidi ser a anfitriã. Espero que se divirtam tanto como eu me diverti nos temas anteriores e dêem muito sabor à vossa criatividade.

Vamos então às regras e digo já que são poucas, porque este desafio é para lá de criativo:
  • Convidar para jantar uma cidade/país do qual se identifiquem.
  • Todos podem participar, mesmo que seja a primeira vez ou não tenham blog de culinária.
  • Quem participa terá que publicar o seu link nos comentários deste post se tiver blog, se não tiver envie receita+foto para o email da Marmita.
  • No vosso post deve estar mencionado este link e o link da Anasbageri.
  • Participações devem ser feitas até dia 16 de Dezembro.
  • Alguma duvida podem contactar por aqui, por email ou facebook.

    E agora quero que conheçam o meu convidado:

Digo muitas vezes na brincadeira que numa outra vida devo ter sido Espanhola. Adoro o país, a cultura, as pessoas, a música a gastronomia e tudo! Mas Sevilha tem um sabor especial, foi e será sempre a cidade do meu coração. Sevilha, onde passei as primeiras férias com o meu marido e da qual saímos apaixonados pela capital da Andaluzia. Para nós é, sem a menor dúvida, a mais bonita cidade Espanhola. Desde ai que sempre que podemos voltamos à nossa cidade do coração e é sempre um encanto.


Muitos de vocês já devem ter ido ou passado por lá, foram de certeza à Isla Mágica com as crianças ou à Semana Santa na Páscoa. Mas a Sevilha que eu falo é a Sevilha Sevilhana... A Sevilha longe do parque de diversões ou de ruas cheias de gente. Uma sevilha linda, cheia de recantos misteriosos, tabernas cheias de sabor, casas coloridas, a cidade que quando anoitece tem uma luz linda, a cidade dos casamentos, das varandas cheias de flores com o som das guitarras de flamenco a sair das janelas, das esplanadas cheias de gente com repuxos de água para refrescar quem passa, das bicicletas e das lambretas, dos granizados (que eu tanto adoro) e claro das tapas! Essa sim é a Sevilha que adoro. Se ainda não conhecem esta Sevilha espero que um dia a possam conhecer e senti-la como eu.


Muitas são as vezes que os meus amigos me perguntam: Vou a Sevilha o que devo visitar?... E é tão difícil para mim responder a essa questão porque cada vez que lá vou conheço um lugar diferente, descubro uma nova praça, uma rua mais escondida, um recanto mais belo é mesmo muito difícil. Mas posso dizer que para mim não há Sevilha sem Triana que é a zona onde eu gosto mais de estar, de descobrir as taberninhas pequenas, de tapiar como eles tanto gostam, de ver o entardecer junto à Ponte Isabel II e claro, que não podia deixar de falar no Mercado de Triana que é fantástico. Se quiserem ir a Sevilha visitem tudo o que conseguirem mas não deixem de subir ao topo da La Giralda e ver a vista da cidade. Percorram o Bairro de Santa Cruz e as suas ruas labirínticas. Entrem no Real Alcazar, ou passeiem junto aos jardins da Plaza de España e acabem a noite a comer tapas em Triana. 

Visitem Sevilha, de preferência apaixonados, que faz tudo muito mais sentido, acreditem! :)




Agora deixo-vos aqui um bocadinho do meu jantar Sevilhano. Nenhuma das receitas que fiz são originais, todas foram adaptadas e alteradas por mim. Muitas nem procurei a receita na net, simplesmente vou experimentando e tento aproximar ao que como por Sevilla e acabo por tentar torná-las mais saudáveis, pois os Sevilhanos são óptimos mas como se fartam de andar de bicicleta acabam por não se preocupar com a linha. Provavelmente já devem ter comido muitas destas tapas por toda a Espanha, são muito populares por todo o lado mas como só as como em Sevilha para mim são Sevilhanas :)



Ingredientes são todos para 2 pessoas:

Patatas olioli: 
1 batata grande
2 colheres de sopa de creme fraiche
1 dente de alho
sumo de 1/2 limão
salsa seca q.b.
sal, pimenta q.b.
pão de baguete q.b.
azeite e oregãos q.b.

Cozer a batata em água com sal, ter atenção à cozedura não deixar demasiado para que a batata fique esmagada, retirar da água e reservar. Num almofariz colocar o alho de com um fio de azeite e moer tudo muito bem, adicionar o creme freache e temperar a gosto. Eu coloquei apenas, sal, pimenta, sumo de limão e salsa seca. Existem várias versões de como fazer o molho olioli, eu como tinha cá creme fraiche aproveitei e também não coloquei tanta alho como normalmente fazem Espanha porque aqui por casa o alho tem que ser usado com moderação por causa do estômago. Acompanhei com umas fatias de pão de baguete tostadas com azeite e orégãos secos.



Salmorejo:
2 tomates maduros sem pele
1/2 dente de alho
1 ovo
30 grs de pão (do dia anterior)
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de vinagre de Jerez
sal, pimenta q.b.
Presunto ibérico q.b.
queijo Manchego q.b.
flores de alecrim



Cozer o ovo e reservar.

Tirar a pele aos tomates com uma passagem por água a ferver e colocar numa liquidificadora/robot de cozinha. Adicionar ao tomate o alho e picar,  de seguida adicionar o azeite, o vinagre e temperar a gosto. Quem achar que está demasiado espesso pode colocar um pouco de água eu por acaso não o fiz, porque gosto dele tipo néctar, mas quem quiser também pode coar no final. Antes de servir colocar um pouco de presunto em pedaços pequenos por cima juntamente com o ovo picado e um fio de azeite. Eu acrescentei uma tábua com meu queijo preferido Espanhol e um pouco de presunto porque não há tapas sem presunto acompanhar.

Salpicon de gambas:
6 camarões
1/4 pimento verde
1/4 pimento encarnado
1 dente de alho
3 tomates cherry
3 "palitos" de caranguejo ou delicias do mar
azeite, vinagre q.b.
mostarda em grão, pimenta em grão e sal q.b.                    
tomilho q.b.



Cozer os camarões para que fiquem bem rijos, eu faço assim: coloco uma panela com água e assim que começar a ferver coloco os camarões descascados durante 1 minuto no máximo (ou até que fiquem laranja), retiro da água e coloco rapidamente em água fria com gelo deixo 1 minuto retiro e seco os camarões, acreditem que assim ficam óptimos.

Parti alguns camarões em pedaços pequenos e deixei 2 grandes para o centro, parti os palitos de caranguejo, o pimento encarnado em pequenos pedaços e o verde "tipo juliana", juntei um dente de alho  os tomates cherry igualmente partidos e temperei com azeite, vinagre, mostarda, pimenta, sal e umas ramas de tomilho fresco. Servir com uma cerveja de preferência marca Cruz Campo (já que é pra ser Espanhol por uma noite, vamos a isso!) e uns picos que é bastante usual servirem acompanhar as tapas em qualquer restaurante Sevilhano.

Mais uma vez um muito obrigado à Ana por me deixar ser a host deste desafio e escolher um tema que me é tão querido! Acreditem que se juntarem os meus 9 convidados acabam por me conhecer melhor do que alguns dos meus melhores amigos.

Agora uma coisa que reparei segundos antes de postar. Na minha ultima ida a Sevilha tirei uma fotografia a um poster de um concerto dos El bairro (que é uma banda que adoro) que estava espalhado por todas as ruas de Sevilha e não é que calhou a data de hoje? 17 de Novembro... juro que reparei agora menos e achei lindo, hoje era um bom dia para estar em Sevilha por voltas das 22 horas, oh se era! :)

68 comentários:

  1. Com grande pena minha, ainda não conheço Sevillha, apesar de fazer tempo que quero lá ir. E claro, hoje aguçaste ainda mais a minha curiosidade. Este desafio não vai ser nada fácil, por cá ambos temos cidades e países do coração e vai ser muito difícil fazer uma escolha. Mas vamos já meter mãos à obra e deliberar qual será a eleita. E depois é só cozinhar :)

    ResponderEliminar
  2. Deve ser delicioso ;p a ver se participo neste convite para jantar :D já tenho algo em mente
    Beijinhos e o resto de um bom fim de semana :)
    http://alfazema-chocolate.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Anónimo17.11.12

    O post está LINDO. Adoro as fotos! Dá-me imensa vontade de ir a Sevilha experimentar as tapas de lá :)
    Mas acho que as tuas vão ser sempre melhores pois és amiga mm do coração :) beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Fotos absolutamente fantásticas! :)

    ResponderEliminar
  5. De todos os temas, este foi dos que mais gostei, lado a lado com as personagens dos livros e as mentes brilhante. O post de inauguração está magnifico :)
    E já com a cidade em mente, vou compor as estórias: de ler e de comer.

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    Gostei muito de saber que és a nova anfitriã do Convidei para Jantar, e gostei particularmente do teu tema :)
    Já estou indecisa é com o que escolher! :)
    Já estou a magicar!!...

    Beijos enormes

    ResponderEliminar
  7. Querida Marmita,
    Excelente escolha, sem duvida. Partilho a tua paixao por Sevilha. Uma cidade a visitar vezes sem conta e que nunca se fica a conhecer verdadeiramente.
    Beijinhos e parabens pelo tua magnifica introducao nesta 9 edicao.
    Maria

    ResponderEliminar
  8. Que bom aspecto Marmita! Fotografias cada vez melhores :) bom fim-de-semana
    A ver se participo neste desafio, já que nunca o fiz. É o tema que mais gosto!

    ResponderEliminar
  9. Minha cara, isso é que é um desfile de beleza! Começando pelo tema que é magnífico (difícil vai ser escolher!!), a sugestão que nos trazes e que eu adoro e as fotografias que estão maravilhosas!
    Que bela anfitriã!! E desta vez espero conseguir fazer mais cedo :)
    Beijinhos e desejo-te imenso sucesso em mais uma edição deste projeto da Ana que já é um bocadinho de todas nós!

    ResponderEliminar
  10. Marmitinha!
    O teu post está maravilhoso... pelas receitas, pelas fotos espectaculares e pelas lembranças que me evocou de Sevilha. Irei certamente participar.
    Bjnhos

    ResponderEliminar
  11. Que post fantástico... Queria ver se participava mas não tenho jeito nenhum para escrever... A ver vamos... Vou-me debruçar sobreo assunto, escolher uma cidade e depois logo se vê o que sai... :))))) fiquei fã destas receitas de tapas... E das fotos então nem se fala.. Parece que estamos a passear por lá.. ;)
    Um beijinho e bom Domingo

    ResponderEliminar
  12. Olá Marmita,

    Parabéns pelo excelente post e pela escolha do tema. É um tema muito apelativo e que permite "dar asas à imaginação". Adorei e vou tentar participar, o problema vai ser escolher a minha cidade de eleição pois países sou fã incondicional de dois; Portugal e Itália.

    Bjnhos e um domingo fabuloso.

    http://saborescomtempo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. ADOREI!!! Que tema fabuloso, Marmita!!
    Estou maravilhada com as fotos lindas da cidade e das tuas deliciosas tapas, está tudo simplesmente LINDO!:)))
    Eu já fui a Sevilla, mas foi há muitos anos com os meus pais e não tenho quase recordações (só da expo 92, eheheh):)
    Deixaste-me com uma vontade enorme de ir, aliás, todas as cidades espanholas que tenho visitado me têm encantado particularmente e Sevilla já está apontada como uma das próximas!!
    Agora fico aqui a matutar qual vou querer convidar!:)
    ADOREI TUDO, Post simplesmente maravilhoso!!
    Beijinhos grandes:))

    ResponderEliminar
  14. Meu deus... nem tenho palavras para descrever este teu post. Que maravilha... Não conheço Sevilha, mas agora só me apetece pegar no marido e filha e ir imediatamente lá. Adorei o tema, adorei as tapas... TUDO!

    ResponderEliminar
  15. Marmita, que post lindo!!
    Adorei, adorei! Que belo tema, já tenho a mente a fervilhar de ideias e lugares.
    Não conheço a tua Sevilha mas fiquei cheia de vontade depois de ver as tuas fotos e a forma carinhosa como a tratas por tua e aqueles sítios fora do turístico que tem por descobrir. Fascinante!
    Parabéns pelas fotos, pelas tapas deliciosas. Olé!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Estou fascinado!!
    Adorei a forma como "apresentaste" Sevilha e as fotos... Fantástico trabalho, por momentos visitei a cidade. ;)
    Depois, temos as iguarias, que não resistiria de forma alguma. Mais uma vez, adorei as fotografias. ;)

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Gostei muito do tema e do pontapé de saída! A ver se no meio da azafama de Natal arranjo um tempinho para participar!

    ResponderEliminar
  18. Anónimo19.11.12

    Este post foi uma verdadeira viagem que acabou da melhor maneira: à mesa.
    Espero conseguir continuar a participar nestes desafios. Gostei imenso do tema.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  19. Marmita, adorei tudo!
    o tema, as fotos, as tuas palavras. é mesmo paixão por essa bela cidade que adorava conhecer, ainda mais depois deste post :)
    tenho a cabeça a fervilhar (quando o tema é bom ainda é pior porque tenho de escolher entre algumas opções) mas já tenho uma especial em mente :)
    beijinhos e uma grande semana****

    ResponderEliminar
  20. Adorei a tua escolha de tema para este desafio. Ja ando a magicar o que irei fazer...Perdi-me a ler o teu texto e fotos e por momentos quase que sentir o cheiro de Sevilha. Tal como tu muitas vezes ate parece que sou espanhola, alias dependendo da maneira como me visto, posso ser confundida com uma, lol! Vai-se la saber porque...Tirando Ayamonte, e das cidades espanholas que mais visito. Tapas para mim sao o conforto, e dos meus tipos de comida preferida. Ai os presuntos de pata negra e o Manchego de Toledo,hummmm...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Adorei o tema. O país/cidade já está escolhido. Por acaso os meus pais chegam hoje de lá, e espero que me tragam a encomenda que lhes fiz: sal com aipo e um livro de gastronomia do país em questão, que é muito boa, vão ver! bjs

    Ana Teresa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo20.11.12

      Sal com aipo? Será a Bélgica? :P Comi por lá um queijo magnifico aos cubinhos polvinhado com sal com aipo. Consegui comprar tb a 'especiaria'. Isto foi em Bruges na Bélgica mas secalhar também é tradição noutros lados.

      Eliminar
    2. Não, não vai ser a Bélgica...

      Eliminar
  22. Olá Marmita,
    o tema é super engraçado, embora não vá ser nada fácil a escolha :)!
    Prometo que vou tentar participar, entre preparativos de natal,3 ou 4 aniversários e uma barriga cada vez maior... nem que seja no ultimo dia como tem vindo a ser tradição, ehehe.
    Beijocas

    PS: o post está lindo, as fotos divinais.

    ResponderEliminar
  23. A escolha parece dificil, mas acho que o coração já conhece a resposta.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Adoro as fotos, adoro a comida, adoro tudo...como sempre!

    ResponderEliminar
  25. Este post está simplesmente fantástico! Adoro as receitas e a apresentação! Vou tentar participar neste desafio! Espero em breve poder dar notícias ;)

    Ana

    http://aprivatealchemy.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  26. Já cá estou! http://anasbageri.wordpress.com/2012/11/25/convidei-para-jantar-paris/

    ResponderEliminar
  27. Olá Marmita,
    Que delicia de post!
    Desejo tanto conhecer Sevilha, sinto Espanha como tu descreves, assim como se fosse um pouco minha também!
    Que lindas fotos, quase que me vi por esses recantos, ouvi as guitarras e até vesti um vestido de sevilhana, para dançar!
    As tuas tapas do melhor que há, fazem crescer água na boca!
    Este desafio vai se muito dificil... não imagino por que ponta lhe pegar!
    Parabéns, colocaste a fasquia muito alta, pois está tudo absolutamente maravilhoso.
    Bjs

    ResponderEliminar
  28. que delicia. adorei o post.

    ResponderEliminar
  29. Parabéns...O teu post está o máximo!!!
    Gostei também do desafio... e fiquei inspirada com as tuas lindas fotos e delícias...
    Aproveita bem a minha cidade do coração (Paris)!!
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  30. Fotografias simplesmente fantásticas! Acho que durante alguns segundos todos nós nos sentimentos em Sevilha... E gostei que tivesses mostrado essa cidade, porque agora fiquei com vontade de a conhecer um dia :)

    ResponderEliminar
  31. Excelente! Acho que vou participar, mas com um país...

    ResponderEliminar
  32. Olá Marmita,
    adorei o tema e gostava imenso de participar.
    Parabéns pelo posts: óptimas fotografias e tapas deliciosas:)
    beijinho
    http://petiscosemiminhos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  33. Eis o meu contributo! Espero que gostem da minha convidada e do meu menu para jantar e "Viva la Vida"!

    http://aprivatealchemy.blogspot.pt/2012/12/convidei-para-jantar-o-bairro-de.html


    Ana
    http://aprivatealchemy.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  34. E cá está o meu. É a minha primeira participação e adorei! Andei excitada com isto durante vários dias, a escolher as fotografias, as receitas e finalmente a fazê-las :) Espero que gostem do meu convidado: a Escócia!

    http://tempo-para-que-te-quero.blogspot.pt/2012/12/convidei-para-jantar-escocia.html

    ResponderEliminar
  35. Adorei viajar até Sevilha contigo! As fotos estão perfeitas, a descrição maravilhosa :)
    Fiquei com a sensação de que conheço mal Sevilha, já lá fui há muitos anos.... Há que voltar :)
    Aqui deixo a minha participação com São Francisco.
    Um grande beijinho
    http://prazeracozinhar.blogspot.pt/2012/12/convidei-para-jantar-sao-francisco_10.html

    ResponderEliminar
  36. belo post, fotos e receitas :)
    Deixo-te aqui a minha participação.Peço desculpa de não ser um post mais desenvolvido e elaborado, por alguma falta de alento e razões pessoais não será possível... fica a receita da minha convidada (Grécia), feita com amor e carinho para o teu desafio:
    http://dicionariogastronomico.wordpress.com/2012/12/11/spanakopita-com-tofu-e-feta/

    um beijo,
    Margarida

    ResponderEliminar
  37. Já está. Um pouco humilde, mas consegui! bjs

    Ana Teresa
    http://estavento.blogspot.pt/2012/12/convidei-para-jantarafrica-do-sul.html

    ResponderEliminar
  38. Oi
    Participo pela primeira vez no teu desafio, escolhi a cidade de Lyon, em
    França. Não se assemelha ao teu mas já lá está...
    Bj
    Raquelita


    http://deliciascasa.blogspot.pt/2012/12/chouquettes-e-uma-visita-lyon.html

    ResponderEliminar
  39. Olá Marmita!
    Finalmente chegou o meu convidado, ainda por conhecer, mas com desejos de explorar :)
    http://ananasehortela.blogspot.pt/2012/12/um-risotto-e-um-convite-para-jantar.html
    Mais uma vez parabéns pela escolha tão interessante do tema! Adoro este desafio e participar sendo tu a anfitriã é um gosto.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  40. Olá Marmita

    Já tenho a minha cidade na Confeitaria. Adorei o tema!

    http://come-chocolates.blogspot.pt/2012/12/antonia.html

    Beijinho

    ResponderEliminar
  41. hehe depois de muita hesitação e dificuldade em escolher cá está o meu convidado, ou melhor, convidados :) espero que gostes :) beijinhos***
    http://frango-do-campo.blogspot.pt/2012/12/convidei-para-jantar-i-invited-to-dinner.html

    ResponderEliminar
  42. Querida Marmita,
    Anexo o relato do encontro com a minha convidade. Muito obrigada pelos momentos que me proporcionaste. Nem imaginas o quanto me soube bem.
    Beijinhos
    Maria
    http://oficinadaspapitas.blogs.sapo.pt/67795.html

    ResponderEliminar
  43. Aqui estou eu http://obolodatiarosa.blogspot.pt/2012/12/hutspot-um-prato-tradicional-num-jantar.html
    Beijinhos e obrigada pelo desafio
    :)

    ResponderEliminar
  44. Querida Marmita:
    Apesar de uma confessa apaixonada por viagens e por todos os destinos, a escolha teve de recair sobre aquele que me traz a casa. Depois de cada viagem o prazer de regressar ao Porto é sempre imenso. E por isso convidei essa cidade grave e séria.... E um pão de chocolate foi o pretexto.
    Um beijo e obrigada por um desafio tão gratificante.
    Eu e o meu Porto agradecemos.
    Babette
    http://afestadebabette.blogspot.pt/2012/12/pao-de-chocolate-para-uma-cidade.html

    ResponderEliminar
  45. Marmita linda, finalmente cheguei com a minha participação!!!
    Espero que gostes, eu adorei este tema e foi uma alegria fazer este post:)))
    Beijocas e aqui vai:

    http://alicenacozinhamaravilha.blogspot.pt/2012/12/convidei-um-templario-para-lanchar.html

    ResponderEliminar
  46. Olá Marmita!
    Cá está a minha cidade do coração ♥
    Espero que gostes!
    Beijinhos!

    http://hojeparajantar.blogspot.pt/2012/12/bolachas-de-manteiga-e-amendoa-para.html

    ResponderEliminar
  47. Aqui fica a nossa participação, já na última da hora!

    http://coentrosrabanetes.blogspot.pt/2012/12/yiaourtopita-e-um-convite-para-jantar.html

    ResponderEliminar
  48. Anónimo16.12.12

    Olá Marmita
    In extremis... A minha participação
    http://panelasemdepressao.wordpress.com/2012/12/16/convidei-para-jantar/
    Um abraço
    Guida

    ResponderEliminar
  49. Anónimo16.12.12

    Marmita,
    Parabéns pelo tema, pelo post e pelas fotografias.
    O blog pão de cereais publicou a sua participação em mais esta iniciativa. Espero que gostem do meu convidado e que o visitem caso o não conheçam!
    http://paodecereais.blogspot.pt/2012/12/porto-comsentido.html

    ResponderEliminar
  50. Marmita, peço mil desculpas por chegar tão tarde à tua festa!... Fiz um enorme esforço para poder participar nesta tua edição!
    Aqui fica a minha participação, e excelente tema o que escolheste :)

    http://receitasdomenuverde.blogspot.pt/2012/12/kibbeh-de-batata-convidei-para-jantar-9.html

    ResponderEliminar
  51. Tenho visto este desafio em Blogues amigos e acho muito giro! Decidi passar aqui pelo blogue para conhecer e gostei muito. Já sou seguidora!
    Também eu vou ter que participar!


    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  52. Parabéns pelo blog.
    Adorei o desafio e não podia deixar de participar... Aqui fica a minha participação e a cidade que marca uma data muito importante da minha vida.
    Aqui fica o meu contributo para esta iniciativa.
    http://catastrofesculinarias.blogspot.pt/2012/12/massa-gratinada.html

    ResponderEliminar
  53. Olá,
    Aqui fica a minha participação:
    http://decozinhaemcozinha.blogspot.pt/2012/12/convidei-para-jantar-uma-cidade-com.html
    Parabéns pela excelente escolha de tema.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  54. Olá,
    Aqui está a minha participação:
    http://decozinhaemcozinha.blogspot.pt/2012/12/convidei-para-jantar-uma-cidade-com.html
    Parabéns pela excelente escolha do tema.
    Biejinhos

    ResponderEliminar
  55. Olá querida Marmita!
    Desculpa o "timing" mas isto não anda fácil, espero ainda ir a tempo e espero sobretudo que gostes!Aqui fica a minha participação:

    http://meiatorradinhaeumpingo.blogspot.pt/2012/12/um-bolo-avianado-na-marmita-para-9.html

    Parabéns pela iniciativa :), e é sempre um prazer voltar à tua bela "casa"!
    Boas Festas!
    Nita

    ResponderEliminar
  56. Marmita, aqui está a minha participação que estava ver que não conseuia participar. Foi mais a consideração que tenho por ti que me fez participar dessa vez. Pois aconteceram-me alguns contratempos que só pude resolver dessa maneira. ESpero que gostes desta minha humilde participação :)

    Beijinhos

    http://belinadailha.blogspot.pt/2012/12/queijadas-donas-amelias-para-um-convite.html

    ResponderEliminar
  57. Espero que ainda vá a tempo, Marmita. Adorei esta edição do Convidei para jantar. Parabéns pela escolha :)
    Aqui fica a minha participação: http://almaepalato.blogspot.pt/2012/12/recordacoes-da-ilha-esmeralda-num-beef.html

    Beijinhos e bom resto de Domingo

    ResponderEliminar
  58. Olá Marmita,
    A minha convidada já chegou e como é uma moça gulosa preferiu a sobremesa. Podes encontrar o post em:
    http://cravoecanela-umacozinhanosbrasil.blogspot.com.br/2012/12/leite-creme-e-saudades-de-lisboa.html
    Obrigada pela excelente ideia deste desafio.
    Bjnhos,

    ResponderEliminar
  59. Olá Marmita!
    Aqui estou eu de novo.
    Aqui fica a minha participação: http://receitasseducao.blogspot.pt/2012/12/ceviche-facon-peruano.html

    Espero que goste.

    Parabéns mais uma vez pelo desafio.
    Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  60. Marmita,

    Adorei o tema que escolheste, diferente mas com tanto por onde escolher que uma pessoa fica indecisa. Aqui vai a minha participação tirada a ferros:

    http://muitomuitoacucarcomumpoucodesal.blogspot.co.uk/2012/12/convidei-para-jantaro-mexico.html

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  61. Anónimo16.12.12

    Olá!!

    Quase, quase no final do prazo, não podia deixar de participar nesta edição! Aqui vai o link para a minha participação e para a cidade do meu coração:
    http://estoriasdecomer.wordpress.com/2012/12/16/veneza-em-boa-companhia/

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  62. Anónimo16.12.12

    Olá! Aqui vai a minha participação com a cidade do meu coração! Muitos parabéns pelo fantástico tema escolhido para esta edição!

    Um abraço

    http://estoriasdecomer.wordpress.com/2012/12/16/veneza-em-boa-companhia/

    ResponderEliminar
  63. Olá Marmita,

    Finalmente consegui apresentar a minha participação neste magnifico "Convidei para jantar...":
    http://saborescomtempo.blogspot.pt/2012/12/convidei-para-jantar-um-paraiso.html
    Obrigada pelo cativante desafio.

    Bjnhos e uma semana fabulosa!

    ResponderEliminar
  64. Olá!

    Quase, quase no limite!! aqui fica a minha participação.

    http://intrusanacozinha.blogspot.pt/2012/12/paella-e-uma-visita-valencia-convidei.html

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  65. Marmita tive que editar a publicação, pois faltavam-me alguns elementos como o link da Anasbageri. Fiz algumas retificações á introdução.
    Veja se agora está bem por favor.

    Beijinhos e obrigado.

    ResponderEliminar
  66. Adorei esta brincadeira e conhecer Sevilha através de suas fotos. Pena que minha internet me deixou na mão ontem e não consegui publicar o meu post a tempo. Preparei um post convidando a minha cidade, Recife, mas não conseguir publicar ontem. Uma lástima! hehehe Vou visitar todos os outros lugares convidados a partir de agora!

    ResponderEliminar